Chuveiro eletrico, saiba como fazer a sua manutenção

Como trocar a resistência do chuveiro com segurança

Nada melhor do que um banho quente e relaxante! Não se a resistência do seu chuveiro queimar. Mas não se preocupe, o serviço é fácil e seguindo essas dicas, você mesmo poderá trocar a resistência de seu chuveiro que queimou.

 

Desligue a energia

Nada de acidentes como choques elétricos ou quedas. Portanto, a primeira medida de segurança para trocar a resistência do chuveiro é desligar a chave geral e se certificar de secar o piso do banheiro além de utilizar calçados com sola de borracha.

Abra o chuveiro

Com a chave de fenda, desmonte o chuveiro, retirando a parte de baixo, chamada de espalhador, e tome cuidado com a borracha que fica entre a câmara e a tampa para evitar futuros vazamentos. Se a resistência estiver mesmo queimada, você notará o rompimento na espiral, além das marcas de queimado.

Limpe tudo

Se for necessário, antes da troca pela nova resistência, use a escova de dentes e a lixa para limpar a câmara e seus contatos, bem como os orifícios.

Faça a troca

Com o alicate, retire a resistência queimada. Seguir as instruções do fabricante é sempre uma boa na hora da recolocação da nova resistência. Entretanto, basta verificar a posição da resistência queimada e colocar a nova da mesma forma.

Retorne o chuveiro

Trocou a resistência? Agora, utilize novamente a chave de fenda para remontar o chuveiro com a câmara, a tampa e o espalhador. Certifique-se novamente de parafusar corretamente para não ter problemas com vazamentos.

Água fria

Com tudo pronto, faça um simples teste. Ainda com o disjuntor desligado, abra o chuveiro e deixe a água fria cair por alguns minutos. O processo é importante para verificar vazamento e evitar que a nova resistência queime.

Água quente

Na sequência, ligue novamente a chave geral e faça um novo teste com o chuveiro, agora aquecido. Se houver água quentinha, então está tudo certo!